blog

Neste post iremos mostrar em uma sequencia de instruções e também de vídeos como utilizar o Liftflex Mobile App de uso exclusivo para os técnicos de campo da empresa.

Objetivo: Permitir os técnicos de campo a receberem chamados via Push diretamente no celular, permitir que mesa ou a pessoa que gerencia os chamados saiba a posição dos técnicos antes de enviar o chamado ao mesmo via Login direto no Geolocalização do sistema Liftflex | erp.

A) Instalando o Liftflex Mobile App

Para instalar o Liftflex App vá até a sua loja de aplicativos Android e procure por Brim Sistemas ou LiftflexApp, realize a instalação do aplicativo normalmente seguindo as instruções apresentadas na tela.

Veja o vídeo “Instalando o Liftflex App”

Nota 1: É essencial que no momento da instalação seja permitido as solicitações de acesso ao hardware do telefone.
Nota 2: O App não está disponível para o iOS até o presente momento, usuários de iOS devem aguardar a liberação.

B) Adquirindo usuários técnicos e conferindo sua liberação

Para que o técnico tenha acesso ao App é necessário que a empresa adquira usuários com essa finalidade, após essa aquisição e estando liberado no sistema será possível associar um usuário ao funcionário que esteja com a finalidade de técnico no Liftflex | erp. Para realizar essa conferência e de posse do usuário e senha do administrador do sistema clique na  no canto superior direito e escolha a opção “Licenças”, verifique se em Usuários técnicos aparece o número de usuários com essa finalidade disponível para você, caso não aparece e você já solicitou entre em contato com a Brim Sistemas, sem as licenças liberadas não será possível o acesso ao App.

C) Associando o funcionário ao usuário de acesso ao Liftflex App

Antes de realizar a associação do funcionário cadastrado ao usuário do sistema é necessário conferir se o funcionário a ser associado está habilitado como técnico do sistema Liftflex | erp, para isso acesse a rota Inicio>Funcionários e localize o funcionário, clique no mesmo para ser exibido todo os seus dados, observe se onde está localizado as “Qualificações” a opção “Técnico em manutenção” está marcada, caso esteja o funcionário já está habilitado a receber um usuário de acesso ao App, caso não esteja clique no Alterar no canto superior da página e marque essa opção.

Nota 3: Caso o funcionário já esteja sendo utilizado como técnico para envio de chamados não é necessário nenhuma ação.

Para realizar a associação do funcionário ao usuário e após observar o paragrafo anterior, acessa rota Segurança> Usuários do sistema, clique em Novo no canto superior direito, na caixa de pesquisa localize o funcionário pelo seu nome, comece a digitar e selecione o mesmo, após selecionar o botão será exibido e estará habilitado, clique nele e preencha as informações de acesso do usuário conforme a tela abaixo:

 

 

Para que o funcionário técnico esteja habilitado a utilizar o App marque a opção “Liftflex App”, caso essa opção não seja marcada o usuário será criado como um usuário comum Administrativo do sistema e não como um usuário técnico.

Nota 4: É necessário que o técnico também tenha um email de acesso.

Clique em Salvar e o usuário será criado imediatamente se ainda existirem licenças disponíveis.

D) Realizando Login no App

Após criar o usuário, abra o App no seu celular e insira o seu Login de acesso (email) e também sua senha, nesse momento o sistema irá realizar uma carga inicial das informações básicas de chamados existentes e associadas a esse técnico, essa carga pode ser um pouco demorada, aguarde! Após o login ser realizado uma mensagem conforme abaixo será exibida, caso deseja realizar uma sincronização total do banco de dados clique em Sim, caso não deseje fazer isso no momento clique em Não.

Nota 5: Recomendamos que a atualização de banco seja feita logo após a o Login do sistema, para que seja mais rápido faça isso conectado em uma rede Wi-Fi.

Veja vídeo abaixo:

 

Imagem após login inicial:

 

E) Realizando Login no Geolocalização

A geolocalização tem por objetivo exibir os técnicos em campo através de uma integração baseada no Google Maps, o sistema de Geolocalização possui uma tela separada do restando do Liftflex, isso é para permitir que a tela seja exibida através de um monitor maior ou até mesmo em uma televisão com acesso a internet, ou ainda ligada diretamente ao computador, uma das características dessa tela é a atualização automática a cada 5 minutos, ou seja, a tela pisca a cada 5 minutos para atualizar a posição do celular do técnico, e para que esse recurso funcione é imprescindível que ao ao instalar o App seja dado permissão de acesso ao GPS do celular.

Para acessar a Geolocalização, acesse o portal do liftflex.com, clique na opção Login e escolha o sistema Geolocalização conforme imagem abaixo:

Após, preencha com seu usuário e senha. Após clicar em entrar teremos o resultado abaixo:

Nota 6: Se estiver usando em um mesmo computador e um mesmo navegador o Liftflex | erp e também for acessar o Liftflex | Geolocalização é importante que se utilize as mesmas senhas, se isso não for feito ao efetuar o login no Geolocalização com um usuário diferente o sistema irá encerrar a sessão do navegador do usuário atual.
Nota 7: Explore os recursos disponíveis, inclusive localize um técnico especifico caso deseje.

F) Enviando chamado através do Liftflex | erp

Para enviar um chamado ao para um técnico que esteja utilizando o App, o procedimento é basicamente o mesmo existente, acesse o painel na rota Serviços> Painel de atendimento, após abrir o chamado clique na opção Notificar, escolha o funcionário e logo depois o método de envio da notificação, no nosso exemplo escolha o ícone do Liftflex App e em seguida clique em Salvar & enviar. Veja a imagem abaixo:

Nota 8: Ao realizar esse procedimento o técnico de campo irá receber uma notificação por Push (alerta) diretamente no seu celular e automaticamente clicando no Push o mesmo já será redirecionado as informações do chamado.

G) Utilizando o Liftflex App

Após toda a leitura e visualização dos vídeos acima, veja agora uma demonstração completa do App, desde da parte de instalação, acesso através do usuário e senha, recebimento do chamado, visualização dos dados, encerramento do chamado e abertura de um chamado novo.

Após o encerramento do atendimento o protocolo digital também ficara disponível no Painel de Atendimento do Liftflex | erp.

 

Nota 9: Outras melhorias serão adicionadas ao App durante sua evolução.
Nota 10: O App é compativel com Androi 4.4 ou superior.